segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Na multidão de palavras não falta transgressão!

“Porque da muita ocupação vem os sonhos, e a voz do tolo, da multidão das palavras.” (Eclesiastes 5: 3)

Você já parou para pensar que quem muito fala é geralmente aquele que está envolvido em conflitos e confusões?

Existem pessoas que sentem a necessidade de dar palpite, aconselhar outros e de muitas vezes se meter onde não foi chamado.

E quando percebe, já está envolvido em problemas, os quais, se tivesse mantido sua boca fechada, não estaria.

Se você é alguém que conhece a CRISTO, tenha cuidado com suas palavras. Deus não o chamou para ser como as pessoas do mundo que falam muito, se intrometem onde não devem e cujas palavras causam malefícios para sua vida e para os demais.

Entenda que, consultar ao Senhor antes de falar algo sobre a vida de alguém ou dar opinião a respeito de uma situação que chegou aos seus ouvidos, é sempre o correto a fazer.

Deus não quer que você seja tolo, mas sábio. ELE não deseja que você traga sobre si angústia e problemas desnecessários.

Por isso que no livro de Provérbios está escrito: “O que guarda a sua boca e a língua, guarda das angústias a sua alma.” (Provérbios 21:23)

Na maioria das vezes, as invés de servirem como ponte para aproximar pessoas, as palavras agravam ainda mais uma determinada situação, ou levantam muros difíceis de derrubar.

O apóstolo Tiago escreveu: “Assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” (Tiago 3: 5-6)

Quando você não consulta a Deus antes de falar ou opinar sobre algo, você pode estar emprestando sua língua ao inimigo.

E logo que isso acontece, sempre sobra respingos sobre você do mal provocado aos outros.

Sendo assim, só abra sua boca quando tiver certeza de que Deus quer que você fale e que suas palavras servirão para edificação. Peça sabedoria ao Senhor e refreie sua língua. Por vezes, apenas ouvir e não falar nada, será mais útil do que proferir palavras sem sabedoria, mesmo que na melhor das intenções.

Mas a língua é tão difícil de controlar, não é mesmo?

Como não falar quando parece que você precisa dar opinião?

Davi pode ajudá-lo nessa questão; ele pediu ajuda ao Senhor: “Põe, ó Senhor, um guarda à minha boca; guarda as portas dos meus lábios.” (Salmos 141: 3)

Ore e persevere em oração para que DEUS o ajude a controlar esse pequeno membro que pode causar tantos males se não utilizado de acordo com a vontade do Senhor.

Que suas palavras edifiquem vidas, aproximem pessoas umas das outras e principalmente que aproxime pessoas de Deus.

 

Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha a casa limpa!

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizen...