segunda-feira, 16 de julho de 2018

Obedecer é melhor do que sacrificar!

E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. (Jonas 1:1-3)

Deus fala com o homem de diversas maneiras para o instruir, direcionar e para o conduzir pelo caminho que deve seguir. Devido a Sua Onisciência, ELE sabe o que aconteceu ontem, o que acontece hoje e também o que acontecerá amanhã. A direção de Deus é sempre a melhor opção, porém, o caminho da obediência muitas vezes requer renuncia e é um trajeto que nem todas as pessoas estão dispostas a percorrer.

Um Pai que ama seu filho, jamais o instruirá a percorrer uma estrada que no final não o leve a grandes conquistas.
Deus é o PAI mais bondoso, amoroso e cuidadoso que se pode ter.
A direção que ELE fornece é sempre para abençoar a você, e também, para que a benção alcance outras pessoas através de sua vida.
Mas então por quê algumas pessoas ouvem a voz de Deus, e decidem seguir exatamente a direção oposta?
Especialmente as pessoas que conhecem SUA voz, por quê escolhem desobedecer?
Isso aconteceu com Jonas. Nos versículos acima citados, Deus dá a ele uma ordem: "Vai para Nínive", mas o que ele faz? Compra passagem para TársisTársis estava em direção oposta a Nínive. Jonas havia recebido uma ordem e a desobedeceu.
Deus sabe o que acontecerá no futuro, e sabia o que aconteceria quando Jonas cumprisse o que lhe havia sido ordenado, uma cidade inteira seria salva da destruição.
"E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez." (Jonas 3:10)
Porém Jonas se recusou a acatar o mandado do Senhor, entrou no navio para Társis, e foi dormir tranquilamente.
Quando Deus tem um propósito através da vida de alguém, ELE o cumpre. A desobediência de Jonas trouxe consequências tanto para si quanto para a vida de outras pessoas.
Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se. Então temeram os marinheiros, e clamavam cada um ao seu deus, e lançaram ao mar as cargas, que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso, Jonas, porém, desceu ao porão do navio, e, tendo-se deitado, dormia um profundo sono. (Jonas 1:4-5)
As pessoas que estavam  a bordo daquele navio se desfizeram de seus bens para tentar sobreviver, buscando de alguma forma manter suas vidas, enquanto Jonas dormia tranquilamente o sono da rebeldia até o descobrirem.
A partir daí, ele assume sua culpa e pede aos marinheiros que o lancem ao mar para que a tempestade se acalme.
Feito isso, o Senhor ainda permite que Jonas seja engolido por um grande peixe e permaneça em suas entranhas por três dias e três noites. Então, depois que todas essas coisas acontecem, Jonas ora ao Senhor de dentro das entranhas do peixe, e clama por sua misericórdia aceitando cumprir SUA ordem.
Deus queria salvar uma cidade inteira por meio da vida de Jonas, mas somente o sofrimento o fez submeter-se e ser instrumento para a grande obra que Deus faria, sendo que apenas a obediência bastava para lhe poupar de tamanha provação.
A desobediência traz dor, frustração e sofrimento a você e as pessoas que estão a sua volta, além de entristecer ao Senhor. 
Deus ama aquele que se dispõe a obedecer, conforme descrito no livro de 1 Samuel:
Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (1 Samuel 15:22)
Quando ELE lhe der uma ordem, obedeça! ELE sabe o que é melhor para sua vida e deseja torná-lo canal de benção usando sua vida poderosamente.
A escolha está em suas mãos, mas sujeitar-se a voz do Senhor livrara sua alma de muitas angústias.
No livro de Deuteronômio, está descrito da seguinte maneira:
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar. (Deuteronômio 30:19-20)
Todos os dias você decide se ouve a voz do Senhor e O obedece, ou ouve sua própria voz e segue seus próprios desejos.
O que escolherá?
"...escolhe pois a vida, para que vivas..."

Deus abençoe sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Experimentar o melhor dessa terra, depende de você!

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o bem dessa terra." (Isaías 1:19) Quer alcançar bênçãos grandiosas e ver o cumprimento das m...