quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Princípios da comunicação: Falar a coisa certa, na hora certa e da forma correta!

Alguém já disse algo e depois se arrependeu?? Não era bem o que queria dizer...mas "agora já  foi"...
O que está no seu coração determina o que você diz. (Mateus 12:34) NLT. Nervosismo ou  mágoa as vezes nos levam a disparar contra as pessoas palavras que nunca deveriam ter saido de nossa boca, afinal  produzem os mais profundos estragos. Estilhaços delas continuam a ferir mesmo quando tudo parece estar em perfeita paz...Mas como controlar o que dizer??? Isso parece tão dificil...Estive lendo um devocional que fala sobre os "Princípios de Comunicação". E como é bom dizer a coisa certa na hora certa e da forma correta!!! Achei orientações preciosas e gostaria de compartilhá-las. Seguem abaixo alguns trechos:
Estudos comprovam que 7% da nossa comunicação está baseado no conteúdo, 38% no tom de voz, 55% nos sinais não verbais como a expressão facial, o modo como você se senta e o que faz com as mãos. O escritor Mandy Houk citou: "Se você se importa com o sentimento das pessoas...isso vai transparecer na sua fala". Salomão disse: "Uma resposta suave desvia a ira...as palavras duras fazem os estados de ânimo se incendiarem" (Provérbios 15:1) NLT.
O escritor Rob Flood estabelece dois princípios que o ajudaram a mudar sua atitude e curar seu casamento:
1- O princípio da primeira resposta. O rumo de qualquer conflito é determinado por aquele que responde, e não por quem inicia a conversa.
2 - O princípio do toque físico. É difícil aplicar esse princípio se a discussão já começou. Então quando você está para começar uma conversa delicada, pode achar benéfico dar as mãos ou se sentar próximo para poder tocar a outra pessoa com naturalidade. Você já notou como é difícil brigar com alguém quando está tendo contato físico com essa pessoa?
Outros princípios importantes e de grande relevância são os seguintes:
O princípio do momento certo. O Dr James Dobson disse: "O amor pode morrer quando um homem e uma mulher se esquecem de como falar um com o outro". Mas é igualmente importante dizer a coisa certa na hora certa. Quando iniciarem uma conversa larguem tudo o que estiverem fazendo e deem toda a atenção um ao outro.   
O princípio do espelho. O entendimento  aumenta quando você o mede ao longo da conversa. Certifique-se de que está entendendo realmente o que o outro quer dizer. Repita o que você acha que ouviu e espere até ter uma confirmação ou correção. Não se trata de "estar certo" e de defender a sua posição, mas de ter a certeza de que vocês estão conseguindo entender um ao outro.
O princípio da oração. Esse é o princípio mais importante de todos, porque DEUS é a única ponta do triângulo em um casamento que pode fazer com que ele funcione. Cavem o poço antes de ficarem com sede, formando o hábito de orarem juntos. R.A.Torrey disse: "Muitos fracassam...porque esperam até a hora da batalha...outros vencem porque conquistaram a vitória de joelhos muito antes...Preveja as batalhas, e combata-as de joelhos antes que elas surjam."
Que o Senhor nos dê entendimento para sempre falarmos e agirmos com sabedoria.

Fonte: http://www.palavraparahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Experimentar o melhor dessa terra, depende de você!

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o bem dessa terra." (Isaías 1:19) Quer alcançar bênçãos grandiosas e ver o cumprimento das m...