domingo, 20 de setembro de 2020

Cumpra seu chamado!

“Não desprezes o dom que há em ti...” (1 Timóteo 4:14a)

Jesus Cristo não chama ninguém para viver na ociosidade, e todo chamado tem uma função específica.

Inicialmente, ELE desperta seu entendimento para que compreenda qual SEU propósito para sua vida e depois lhe instrui quanto ao que fazer para realizá-lo como ELE deseja.

E esse chamado é ratificado constantemente, pois, o coração queima toda vez que se vivencia situações relacionadas a ele.

No Reino de Deus existem diversas funções, uns são chamados para aconselhar, outros para exortar, alguns para ensinar, enquanto outros para interceder.

E assim Deus usa a cada um segundo o seu propósito.

Contudo, para exercer o trabalho que lhe foi designado, antes, você precisará aprender como fazê-lo.

O Senhor prepara todas as coisas a fim de torná-lo apto a cumprir seu chamado de maneira eficaz. Todavia, você deverá estar atento e desejar receber esses ensinamentos.

O amado Deus Espírito Santo o guiará de forma que atinja seu objetivo.

Não existe nenhum trabalho pequeno ou de menor valor, todos são igualmente importantes para que o Reino de Deus seja estabelecido na terra. Tanto o que vai ao campo, quanto o que ora pela obra, tanto o que instrui, quanto o que intercede. Todos trabalham juntos para um mesmo fim, tanto aquele que exercita a mansidão, quanto o que anuncia o dia do juízo.

Quando Paulo exortou Timóteo a não desprezar o dom que havia nele, deu-lhe um conselho muito importante: “...exercita-te a ti mesmo em piedade. Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade, para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Timóteo 4:7b-8)

Aqueles que receberam de Cristo um chamado, precisam amar como ELE amou, agir como ELE agiu e COMPADECER-SE das pessoas, assim como ELE.

A compaixão produz empatia, ou seja, faz com que você se coloque no lugar do outro, tornando mais fácil entendê-lo e amá-lo, ainda que ele esteja envolto no pecado.

Paulo também convida a iniciar o exercício da compaixão por sua própria família, pois isso é agradável à Deus e segundo ele, aquele que não a pratica com os seus, nega a fé. (1 Timóteo 5:4 e 8)

Deus o chamou a participar de uma linda e maravilhosa obra e para que você obtenha êxito, será necessário receber DELE todas as instruções.

Paulo exorta Timóteo a ser manso, tal qual JESUS advertiu os que o ouviam a aprender DELE que é manso e humilde de coração. (Mateus 11:29)

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor, instruindo com mansidão aos que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dará arrependimento para conhecerem a verdade.” (2 Timóteo 2:24-25)

Faça o que Deus lhe mandou fazer com todo amor e empenho.

Não menospreze o dom que Deus lhe deu. Aperfeiçoe-se em desempenhá-lo de maneira que alegre e traga orgulho o coração DAQUELE que o alistou.

“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também fostes chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1Timóteo 6:12)

Seu trabalho jamais será em vão. Nada é pequeno quando nasceu do coração e da vontade de Deus.

ELE tem um galardão preparado para você. Persevere até o fim!

 

Deus abençoe sua vida!

Um comentário:

Mantenha a casa limpa!

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizen...