domingo, 28 de abril de 2024

Mantenha a casa limpa!

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.

Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.  (2 Reis 5:9-12)

Naamã era um homem de prestígio, respeitado, honrado, porém, leproso.

Nada daquilo que ele havia conquistado, podia torná-lo limpo.

Então ele ouviu uma de suas servas dizer que em Israel havia um profeta capaz de apresentá-lo ao Senhor para que ele pudesse ser curado.

Dessa forma, Naamã, se dirige ao rei da Síria pedindo recomendações, para ir até o Rei de Israel a fim de obter a cura tão esperada.

Naamã chegou diante do rei de Israel, depois foi enviado para Eliseu, o qual pediu para que seu servo orientasse Naamã quanto ao que deveria fazer para ser curado. Naamã ficou indignado.

E qual o motivo da sua indignação? Porque ele se sentiu menosprezado e ferido no seu ego. Ele achava que devido a sua posição, deveria ter sido tratado com mais honra.

Naamã precisava ser curado da lepra, mas também precisava ser liberto do orgulho.

O orgulho era tão evidente que ele quase perdeu a oportunidade de ser curado.

Então Deus, interviu e fez com que os servos de Naamã fossem falar com ele, possibilitando, Deus trabalhar em seu coração e curá-lo.

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.  (2 Reis 5:13-14)

Lembre-se de que, Naamã já havia sido um instrumento nas mãos de Deus, pois a palavra começa dizendo:

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. (2 Reis 5:1)

Apesar de Deus o haver usado, com relação àquilo que ele mais almejava, necessitou da ajuda de outras pessoas para obter. Deus usou uma menina escrava e os servos dele para curá-lo.

Entenda algo, Deus trabalha em sua vida nos detalhes e de acordo com a necessidade que ELE mesmo enxerga, porque ELE vê o que está dentro do seu coração.

“...porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” (1 Samuel 16:7)

Assim como fez com Naamã, Deus quer libertar você do orgulho, que o impede de receber coisas grandiosas do Senhor e também de construir relacionamentos que edificarão sua vida e que podem se tornar instrumentos de Deus em algum momento.

Deus tem suas formas de ensinar e purificar o coração das pessoas e com Naamã, ELE trabalhou para que esse orgulho fosse substituído pela humildade.

A humildade que o fez obedecer a orientação, ainda que ela tivesse confrontado seu orgulho.

Naamã não encontrou dificuldade em abandonar a adoração a outros deuses, mas teve dificuldades em lidar com seu orgulho ferido.

Quando Deus encontrou espaço para trabalhar no coração de Naamã, pode curá-lo.

O que você guarda dentro do seu coração?

E entenda que o coração aqui diz respeito ao cerne da sua inteligência, emoções e sentimentos.

Nosso coração é como uma casa com vários cômodos. Quando a gente conhece a Deus, abrimos a porta para que ELE entre. E Ele vai ajeitando e limpando tudo. Mas tem coisas que Deus sabe que estão lá dentro e precisam ser retiradas para que a casa fique limpa, cheirosa, e bem arrumada. Só que quando você alimenta sentimentos que não agradam ao Senhor, é como se você tivesse um quarto da bagunça com coisas estragadas lá dentro e o mantivesse trancado sem dar acesso a ninguém, nem mesmo a Deus. Mas o mau cheiro desse quarto, contamina a casa toda.

Alguém disse: “Um cristão não pode justificar um comportamento dizendo: esse é o meu jeito e pronto. Você foi chamado para ser do jeito de Cristo, não do seu próprio jeito.”

É preciso ter humildade para reconhecer que necessita de mudança.

Davi pecou, ele sabia que a casa estava toda suja, então no Salmo 51, ele fala:

“Cria em mim, oh Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. (Salmo 51:10)

Davi estava certo de que precisava abrir totalmente a casa para que o Senhor pudesse fazer a limpeza e purificação.

Deus quer extrair o orgulho, que as vezes você nem enxerga que está presente em sua vida.

E ELE fala: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.” (Provérbios 23:26)

ELE quer dar a você um coração puro, transformado e relacionamentos que podem se tornar instrumentos de Deus em sua vida, se você permitir que Ele arranque seu orgulho.

A palavra de Deus em Mateus, relata uma situação que também está envolve o orgulho, mas cujo destaque é a humildade. Jesus estava passando e a mulher cananeia o encontrou:

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.  (Mateus 15:22-24)

Essa mulher como Naamã, tinha um grande problema, sua filha estava endemoniada e ela foi pedir ajuda para JESUS, mas a atitude dele foi ímpar.

Não dá pra imaginar JESUS agindo dessa forma com ninguém, ELE sempre foi tão amável, NELE sempre houve tanta compaixão...mas nesse texto em particular, ELE responde dessa forma e as pessoas possuem muitas explicações, mas vou me ater, somente o fato de que aquela mulher recebeu palavras duras e foi ignorada por um tempo.

Todavia ela não deixou que o orgulho a impedisse de obter a libertação da sua filha. JESUS foi áspero com ela, mas ela respondeu com adoração e humildade:

Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. (Mateus 15:25-27)

Ela serviu de exemplo para outras pessoas, porque recebeu testemunho do próprio Senhor: Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. (Mateus 15:28)

Como está seu coração? E se fosse você no lugar daquela mulher? Recebendo esse tipo de resposta, sairia de lá com a libertação do seu ente querido, ou na primeira palavra teria virado as costas para Jesus e ido embora?

Será que você teria a humildade que teve a mulher cananeia?

Interessante que antes de encontrar a mulher cananeia, JESUS havia dito aos seus discípulos: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. (Mateus 15:19)

Que sentimentos você guarda no coração?

O orgulho destrói relacionamentos com pessoas, abala seu relacionamento com Deus e te impede de receber grandes bençãos.

Para que Deus possa limpar a casa, você precisa abrir todos os cômodos. Tem algum que ainda está fechado?

Deus quer ajudar você, libere o acesso!

Deus abençoe sua vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mantenha a casa limpa!

“Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizen...