sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Palavras curam, palavras ferem...

Palavras curam e também ferem...
O que sai da sua boca pode alegrar ou magoar alguém, portanto, tenha cuidado com o que fala.
Não se pode tornar a boca as palavras proferidas, ou apagar seu som dos ouvidos de quem as ouviu, portanto, fale apenas quando tiver certeza que elas serão úteis e produtivas.
O efeito de algumas palavras pode assemelhar-se aos dois textos descritos abaixo:

O primeiro refere-se a “um pai que no intuito de instruir seu filho, pede para que quando o mesmo estivesse com raiva, tomasse um prego e o firmasse na parede. O filho obedeceu e ao final do dia a parede estava cheia de pregos, então, o pai solicita a ele que retire os pregos. Depois de atendido, ambos verificam que a parede está cheia de marcas. O pai então ensina ao filho que o mesmo acontece com as palavras, pois algumas delas deixarão marcas profundas no coração das pessoas”. (Autor desconhecido)

O segundo refere-se à história de uma pessoa que espalhou mentiras sobre alguém e o prejudicou grandemente.
No entanto, esse alguém se arrependeu e pediu perdão a pessoa, mas ainda assim, não se sentia bem e para amenizar sua culpa, foi pedir conselhos a um sábio. O sábio por sua vez, pediu-lhe que pegasse um travesseiro cheio de penas, subisse no alto de uma montanha e soltasse as penas ao vento e ele assim o fez.
No dia seguinte, o sábio solicitou que voltasse à montanha e recolhesse todas penas novamente no travesseiro. Esse alguém afirmou ser impossível fazer isso, ao que o sábio respondeu:  Por vezes, reparar o dano causado por algumas palavras é tão difícil quanto recolher as penas que foram jogadas ao vento. (Autor desconhecido)

Mediante essas ilustrações, pode-se perceber quão importante é ter cuidado com o que fala e como fala.
A bíblia ensina que: “A língua benigna é árvore da vida, mas a perversidade nela quebranta  o espírito”. (Provérbios 15:4)
Palavras proferidas não voltam atrás, ainda que você se arrependa, portanto, peça ajuda ao Senhor para que não as use a fim de machucar ou destruir as pessoas. Ore como o salmista: “ Põe, ó Senhor, uma guarda a minha boca e guarda a porta dos meus lábios”. (Salmos 141:3)
Desejo que suas palavras sejam cheias de vida, paz e mansidão. Que elas edifiquem pessoas e estejam cheias de sabedoria!


Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Experimentar o melhor dessa terra, depende de você!

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o bem dessa terra." (Isaías 1:19) Quer alcançar bênçãos grandiosas e ver o cumprimento das m...