terça-feira, 30 de abril de 2013

É preciso nascer de novo!

Você precisa nascer de novo! Jesus afirmou que todos os homens precisam nascer de novo.
Essa frase pode até soar estranho, mas você já refletiu sobre seu significado?
Vivemos dias em que valores estão sendo perdidos e pessoas confiam mais em si próprias do que em Deus.
Elas vivem de acordo com suas normas e padrões afirmando que isso faz delas pessoas bondosas.
Mas e quanto a Deus? Essa suposta bondade tem algum valor para ELE?
Quantas vezes você já ouviu alguém falar: “Eu não faço mal a ninguém, não roubo, não mato, eu sou uma pessoa boa.”
Será que isso é suficiente, ou realmente a prova de um coração bondoso?
Jesus disse: Você precisa nascer de novo!
Como pode o homem nascer de novo?
A bíblia ensina como e quando isso acontece. Deus tem uma obra para realizar em sua vida.
Charles Haddon Spurgeon comentou em um de seus sermões a respeito do novo nascimento, segue abaixo trechos de sua palavra:

A Necessidade da 

Regeneração 
Sermão pregado na noite do Domingo, 29 de novembro de 1874 
Por Charles Haddon Spurgeon 
No Tabernáculo Metropolitano, Newington, Londres. 
E republicado em 3 de Dezembro de 1908  

Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam 

de novo.” João 3:7  
Na natureza há milhares de coisas que não podemos compreender. Em nossos próprios corpos há mistérios inexplicáveis. Sabemos que o vento sopra, pois podemos ouvi-lo,  mas não sabemos de onde ele vem ou para onde vai. Portanto, há mistérios na Natureza, há mistérios em nossos próprios corpos, e há mistérios em torno de nós, mesmo nas coisas mais simples, logo não é estranho haver mistérios no Reino de Deus! 
Embora nós não entendamos tudo sobre o vento, sabemos quando ele sopra. E embora não possamos compreendê-lo, podemos fazer uso dele.
Não vou tentar explicar o mistério do novo nascimento – isso vai além da minha capacidade. Eu só posso explicar seus resultados. Mas há um ponto sobre o qual quero fixar sua atenção, que é este: se você nunca foi salvo, você deve experimentar este novo nascimento.
Esta é uma Verdade de Deus que não pode ser posta de lado! "Você deve nascer de novo". Se você quer entrar no Reino de Deus, ou apenas ver este Reino - se você nunca se reconciliou com Deus, a quem você tanto ofendeu - "Você deve nascer de novo." 
Quem produz  esse novo nascimento é o Espírito Santo de Deus, Ele geralmente opera por meio da Palavra – através da proclamação da Verdade do Evangelho. Podemos afirmar que Ele trabalha na mente humana de acordo com as leis da mente, primeiramente iluminando o entendimento. Ele então controla o juízo, influencia a vontade e muda os afetos. Mas, acima de tudo, podemos descrever que há um poder maravilhoso que Ele exerce e que deve permanecer entre os mistérios insondáveis, mesmo que nunca possamos compreender. Esse mesmo poder produz um efeito maravilhoso que transforma o homem em um novo homem, como se ele tivesse voltado à sua insignificância nata e nascido de novo em uma esfera superior! Uma nova natureza é criada dentro dele, embora a velha natureza não seja totalmente erradicada.
Então, uma nova natureza nasce dentro deste novo homem, uma natureza que odeia o que a velha natureza amava, e ama o que a velha natureza odiava -  uma nova natureza semelhante (cosanguínea) à Natureza de Deus! Veja essa maravilhosa frase encontrada na segunda epístola de Pedro: ―para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina (II Pedro 1:4). Em sua primeira epístola, Pedro escreve: ―vocês foram regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. (I Pedro 1:23). Essa semente viva é plantada dentro de nossos corações, então ela começa a crescer, ―primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga (Marcos 4:28). O novo nascimento é a implantação dessa semente da vida dentro da alma – é a criação de uma vida nova, Divina e imortal dentro de nós.
Minha mensagem é a necessidade imperativa de regeneração, e gostaria em primeiro lugar de mostrar a vocês que o novo nascimento é uma grande necessidade. E, em segundo lugar, pergunto: todos nós já tivemos essa experiência? 
Jesus tinha um espírito gentil e amoroso. Ele nunca impôs fardos pesados sobre os ombros dos homens que eles não fossem capazes de suportar. Ele era tão gentil que as criancinhas se reuniram em volta dEle, e Jesus tomando-as em seus braços as abençoava.
É o mais amável, gentil e amoroso Cristo que disse: "Você precisa nascer de novo", e assim fecha-se e tranca-se o portão do Céu contra a admissão do não-regenerado! 
A necessidade de regeneração é universal, pois Cristo dirigiu essa mensagem a um homem que pertencia a uma classe de pessoas que poderiam ser isentas do novo nascimento se fosse possível. Nicodemos era um homem que sinceramente desejava conhecer a Verdade e saber a respeito do caminho da salvação. Ele foi a Cristo, não como um traidor que articulava acusá-lO em Seu discurso, mas ele foi até Cristo com um profundo desejo de aprender o que o Mestre enviado de Deus tinha para lhe dizer.
É algo excelente ter um coração honesto e uma mente sincera, mas  mesmo assim Cristo diz a tais pessoas: "Você precisa nascer de novo."
Agrada-me conhecer pessoas de mentes sinceras, mesmo que sejam contrárias ao Evangelho, pois frequentemente tenho percebido que a honestidade dessas pessoas os obrigam a ceder às reivindicações do Evangelho, quando elas são confrontadas.
Nenhum conhecimento que você possa adquirir, até um doutorado em teologia – nenhuma habilidade em transmitir conhecimentos aos outros, mesmo que você seja um mestre em Israel – serão capazes de fazê-lo entrar no Céu sem ter nascido de novo! 
Essa necessidade é evidente se consultarmos a autoridade das Escrituras. 
Considere o que as Escrituras dizem a respeito do que o homem é por natureza. A Palavra de Deus nunca nos lisonjeia. Ela nos diz que ―não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. 

Não há quem faça o bem, não há nem um só (Romanos 3:10-12). ―Toda cabeça está enferma e todo coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres" (Isaías 1:5,6). ―Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto" (Jeremias 17:9). Agora, se esta for a sua arruinada condição, ―você precisa nascer de novo", se você quiser entrar no Reino de Deus. Remendá-lo, fazer uma correção na sua vida, reformá-lo, nada disso será proveitoso – você precisa ser nova criatura, nada menos que isso será suficiente para você. 
“Nem todas as formas exteriores na terra, Nem ritos que Deus nos deu, Nem a vontade do homem, nem sangue, nem o nascimento, pode elevar uma alma para o céu. 
A vontade soberana de Deus somente Cria-nos herdeiros da Graça Nascidos à imagem de Seu Filho, Uma nova raça peculiar.” 
Lembre-se também daquilo que o próprio Evangelho exige dos homens. Os homens podem ouvir o Evangelho, pois eles têm ouvidos, mas eles não podem compreendê-lo até que o Espírito de Deus abra suas mentes e corações para recebê-lo.
O coração não-regenerado não consegue compreender o Evangelho, assim como um cavalo não pode compreender a astronomia – isso é totalmente além da compreensão do homem carnal! 
As coisas espirituais devem ser discernidas espiritualmente e, portanto, a mente 
carnal não pode discerni-las! 
O Evangelho diz: ―Arrependei-vos. O homem não regenerado ama seus pecados e não vai se arrepender deles.
Você pode fazer o que bem desejar, e acredito que você realmente irá buscar a salvação de sua alma, mas ainda que tenha feito o seu melhor e dado o seu máximo, mesmo assim você precisa nascer de novo! Mesmo que você se dedique diligentemente no estudo das Escrituras, ainda assim precisa nascer de novo.
Para você ser salvo, você deve ter um novo coração e um espírito reto e estes você não pode obter por si mesmo. Uma árvore pode ter um novo ramo, mas não pode mudar a sua natureza. ―Você precisa nascer de novo, nascer do alto, assim nos diz o nosso Salvador. Há uma obra que precisa ser feita em você, uma obra a qual é impossível para você, uma obra que somente Deus, O Espírito Santo, Ele mesmo, pode executar, ou então você não poderá ver a face de Deus. 
Vocês devem ser feitos novas criaturas em Cristo Jesus – sua natureza deve ser alterada – a inclinação atual e o conteúdo de sua vida devem ser alterados, não por argumentos humanos e convicções, mas pelo poder do Espírito Santo, ou então no Reino de Deus você não poderá entrar!
Lágrimas de uma mãe, as orações de um pai, súplicas de um ministro, todos parecem clamar a Deus: ―Senhor, nossos filhos, nossos ouvintes precisam nascer de novo. Ó, faça esse grande milagre pelo Seu amor e misericórdia! Eu posso estar fadigando vocês se continuar batendo na mesma tecla, mas eu quero destacar esta Verdade de Deus em vossas almas. 

VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU ESTE NOVO NASCIMENTO?

Alguém pergunta: ―Como vou saber se sou nascido de novo? Bem, uma das primeiras evidências de regeneração é a fé em Jesus Cristo, onde quer que haja uma sincera confiança em Jesus Cristo, o novo nascimento deve ter sido experimentado. Esta crença foi descrita por Cristo como ―a obra de Deus.Quando ele foi questionado: ―Que faremos para executarmos a obras de Deus? (João 6:28), Ele respondeu: ―A obra de Deus é está: que creias naquele que ele enviou (João 6:29). Para Nicodemos, Jesus disse: ―Quem crê nEle não será condenado. (João 3:18).
Então essa fé é a evidência da posse da nova vida que durará para sempre – esta vida que é transmitida na regeneração. 
Outra evidência do novo nascimento é o arrependimento. Tristeza pelo pecado é um dos claros sinais da nova natureza. O recém-nascido cristão odeia os pecados que ele antes amava, e continua a odiá-los. E quanto mais ele vive, mais ele lamenta por aqueles que ele cometeu. Seu ódio ao pecado cresce com seu crescimento na graça divina, e o pecado é tão odioso para um homem quando ele é mais santificado plenamente. Quanto mais nos aproximamos do Céu, mais envergonhado seremos por termos sidos 
culpados diante de Deus. 
Oração sincera é outra evidência de certeza da regeneração.
O que foi dito a Ananias sobre Saulo de Tarso, como uma prova de que ele era ―um vaso escolhido para o Senhor? ―eis que ele está orando (Atos 9:11).  Não foi em um encontro de oração que ele estava orando, mas orava sozinho – e o homem que tem o hábito de comunhão com Deus em oração secreta é um homem vivo, pois a oração é a respiração vital da alma. Um dos sinais que uma criança recém-nascida está viva é o choro – quando um homem, em sua própria alma, chora diante de Deus, você sabe que ele é uma criança viva do Deus vivo. 
Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. (Mateus 18:3). ―Arrependam-se e cada um de vocês seja batizado (Atos 2:38), foi a resposta do apóstolo Pedro a quem lhe perguntou o que eles deviam fazer para serem salvos. O arrependimento é necessário em cada caso – deve haver essa mudança radical que te fará detestar o que você uma vez amou e amar o que uma vez detestava. 
Lembrem-se, irmãos e irmãs, que ―o que é nascido da carne é carne (João 3:6) e nada mais, e - ―Toda carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor. (I Pedro 1:24). É apenas ―a Palavra do Senhor e a obra do Senhor, que permanece para sempre (ver I Pedro 1:25)! Por isso peço que se houver qualquer obra em você que seja a obra de Deus e, não minha obra ou a obra de qualquer homem íntegro, mas sim a verdadeira obra de Deus o Espírito Santo. 
O que é plantado pelo nosso Pai celestial nunca será arrancado, mas perdurará perante todos os testes que podem ser aplicados a ele.
Quando um homem já esteve no fogo e ainda possui o seu cheiro, ele está apto a avisar aos outros para não se meter com o fogo e por meio de tais pecadores, salvos pela graça, Deus sacode o reino de Satanás e transporta pecadores para o Reino do Seu Filho amado! Conversões como estas, assim como todas as genuínas conversões, só podem ser obras do Espírito Santo. 
Eu tenho essa confiança, que se eu fielmente pregar Jesus Cristo e este crucificado, Ele irá chamar os pecadores para si mesmo e acredito que Ele irá salvar alguns fora desta congregação, embora eu não saiba quem eles possam ser. Você é como um monte de limalhas de aço e cinzas diante de mim – não é meu dever separá-lo. Meu dever é confiar no magnetismo de um ímã que poderá fazê-lo! Você que aceitar a Cristo como seu Salvador irá recebê-lO – você que não O aceitar perecerá em seus pecados! 
Se depois de receber essa mensagem você entender o que Só Deus pode fazer, ore para que o Senhor aperfeiçoe a obra DELE na sua vida.
Ó Deus, eu vejo que só Você pode me salvar! Você pode me esmagar, ou você pode me salvar. Não tenho nenhuma reclamação sobre Ti. Se Você me destruir, Tú serás Justo, no entanto, salva-me, Senhor, pelo amor de Seu Filho amado! "Amém. 

Deus lhe abençoe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário