quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desviando a Ira

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. ”. (Provérbios 15:1)

Quando você tem certeza que seu ponto de vista sobre algo é o correto, fica difícil terminar o assunto com quem está errado não é mesmo?  
Alguns diálogos acabam em discussão e brigas quando as partes não estão dispostas a aceitar opiniões diferentes das suas.
Se uma pessoa está exaltada, uma discussão não terminará até que a outra esteja calma e controlada para desviar palavras agressivas e impensadas.
Estive lendo um devocional da www.palavraparahoje.com.br  e gostaria de compartilhar alguns trechos.
“Se você quer evitar conflitos, não os crie. O segredo para conviver com pessoas que estão irritadas ou não compartilham do seu ponto de vista é relaxar e tentar manter a empatia. Isso não significa concordar com cada capricho deles, mas quando você é claro a respeito da sua posição, pode deixar aquela pessoa ser quem ela é. Quando você está de bem com quem é, não precisa fazer com que os outros estejam errados para que você se sinta certo. “
Você não precisa gritar mais alto ou dar a última palavra para ser o lado certo da questão. Deve sim manter o controle e a calma para não ofender ou magoar a pessoa que não compartilha do mesmo ponto de vista que você. Em discussões familiares isso costuma ocorrer com muita frequência, pois as pessoas não escolhem palavras para provar que estão com a razão.
Em momentos de ira, você pode proferir palavras que continuarão a machucar as pessoas que você ama por muito tempo, portanto contenha-se, espere a raiva passar e então exponha seu ponto de vista.
No trabalho,  escola ou em tantos outros lugares,  você encontrará pessoas que não possuem os mesmos conceitos que você. Algumas delas poderão lhe atacar verbalmente, no intuito de criar polêmica, ou até mesmo de envergonhar sua fé e valores. Mantenha a calma. Você não precisa concordar com o que dizem, mas deve tentar manter a paz com todos.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. (Romanos 12:18)
Existem sim momentos em que você precisa defender sua posição, mas faça isso sempre mantendo a paz, quando possível.  
Lembre-se:
As pessoas sensíveis controlam o seu temperamento, elas ganham o respeito ao ignorar as ofensas.
A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.  (Provérbios  19:11).
Que DEUS lhe conceda sabedoria e discernimento para enfrentar questões difíceis.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário