sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Por que Deus permite o mal?

Nós seres humanos temos por hábito indagar a Deus pelo mal que nos sobrevem. Esquecemos que na maioria das vezes  ele é resultado de nossas próprias escolhas,  nós que erramos, não Deus.
Mas o Senhor que é tão bom  nos ensina muito através dos erros que cometemos...
ELE nos deu o "livre arbítrio". Somos nós quem decidimos se pedimos ou não a ajuda de JESUS na tomada de decisões...
Algumas vezes somos frustrados por causa de nossas próprias escolhas...
Mas quando nos dispomos a buscar a vontade de Deus para nossas vidas, ela se manifesta...
Deixe JESUS guiar sua vida e JAMAIS ficará frustrado. Permita que ELE participe de suas decisões e não terá do que se arrepender pois certamente acontecerá somente o melhor...não importa o tempo que demore...
Reflita sobre o texto abaixo e deixe que Deus fale ao seu coração...
Absorva a essência do contexto e tirará grandes lições...

Por que Deus permite o mal?

Por que Deus deixa o mal acontecer?
Se Deus é tão grande, tão bom, por que ele permite
aos seres humanos ferirem uns aos outros?

A resposta é simples... nossa capacidade de escolher. Deus nos tem dado um livre arbítrio. Feitos à imagem de Deus, ele nos tem dado a liberdade de decidir como agiremos, e a habilidade de fazer escolhas morais. Esta é uma vantagem que nos diferencia dos animais, mas é também uma fonte de muita dor em nosso mundo. Pessoas, e isso inclui todos nós, geralmente fazem decisões egoístas, centradas em si mesmas. Escolhas más. O que quer que aconteça, as pessoas se machucam. Pecado é, em última análise, egoísmo. Quero fazer o que quero, não o que Deus me diz para fazer. Infelizmente, o pecado sempre fere outros, não apenas nós mesmos.
Deus poderia ter eliminado todo o mal de nosso mundo simplesmente removendo nossa habilidade de escolher a ele ou não. Ele poderia ter-nos feito como bonecos, marionetes com cordas através das quais ele nos controlaria. Ao tirar a nossa habilidade de escolha, o mal desapareceria.
Mas Deus não deseja que sejamos simples bonecos. Ele deseja ser amado e obedecido por criaturas que voluntariamente escolhem fazê-lo. Amor não é genuíno se não existe uma outra opção. Sim, Deus poderia ter evitado que os terroristas completassem as suas missões suicidas ao tirar deles a habilidade de escolher suas próprias vontades ao invés da dele. Mas, para ser justo, Deus teria que fazer isso também com todos nós. Você e eu não somos terroristas, mas nós causamos feridas nos outros com as nossas decisões egoístas e ações.
Você pode ouvir pessoas desinformadas dizerem: "Isto deve ter sido vontade de Deus". Não faz nenhum sentido! Em um mundo de livre arbítrio, a vontade de Deus raramente é realizada! Fazer a nossa própria vontade é muito mais comum. Não culpe a Deus pelas tragédias. Ponha a culpa em pessoas que ignoram o que Deus nos tem dito para fazer: "Ame ao teu próximo como a ti mesmo". No céu, a vontade de Deus é feita perfeitamente. Esta é a razão porque não há lágrimas, dor, ou mal lá. Nós temos que escolher fazer a vontade de Deus todos os dias. Isto não é automático. É por isso que Jesus nos disse para orar: "Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu".
A Bíblia explica a origem do mal: "Esta é a crise em que estamos! A luz de Deus brilhou no mundo, mas homens e mulheres em toda a parte correram para as trevas porque eles não estavam realmente interessados em agradar a Deus". Nós estamos mais interessados em agradar a nós mesmos.
Há muitas outras questões que correm pela nossa mente durante dias de trevas. Mas as respostas não virão de pesquisas de opinião, pessoas que sabem tudo, ou de políticos. Temos que olhar para Deus e Sua Palavra. Temos que humilhar a nós mesmos e admitir que cada um de nós geralmente escolhe ignorar o que Deus deseja que façamos.
Nós fomos feitos para um relacionamento com Deus, mas Ele espera que O escolhamos. Ele está pronto para confortar-nos, guiar-nos, e dirigir-nos no meio da nossa dor e pesar.
Minha sugestão é que você busque a Deus com sinceridade. Mas a escolha é sua!
Rick Warren
traduzido por Billy Rios

Um comentário:

  1. Sem dúvida Deus é o melhor caminho!
    "Ainda que eu ande no vale da sombra da morte não temerei mal algum porque o Senhor esta comigo!"
    As vezes não é fácil fazer as escolhas certas!
    É preciso buscar a vontade de Deus, pois a sua vontade é perfeita e agradável e Ele tem sempre o melhor reservado para nós!

    Adorei o texto!
    Parabéns!
    Beijos,

    ResponderExcluir

Experimentar o melhor dessa terra, depende de você!

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o bem dessa terra." (Isaías 1:19) Quer alcançar bênçãos grandiosas e ver o cumprimento das m...