domingo, 22 de janeiro de 2023

Guarde sua boca!

“O que passando, se mete em questão alheia, é como aquele que toma um cão pelas orelhas.” (Provérbios 26:17)

Certamente você já deve ter visto pessoas que expõe sua opinião em questões alheias e depois arrumam problemas para si mesmas.

A intenção pode até ser boa, mas em alguns casos, seria melhor ter ficado calado.

A palavra de Deus ensina que o servo do Senhor precisa ter sabedoria no falar e no agir, sendo assim, adverte a ter cautela sobre intervenções ou expressão de opiniões.

A comparação feita a respeito daquele que sempre quer “tomar partido” é que se assemelha ao que toma um cão pelas orelhas, ou seja, o risco de sair ferido é grande.

Determinadas situações, sugerem que se ore por elas, como opção mais sábia.

Em provérbios está escrito que: “O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios, tem perturbação.” (Provérbios 13: 3)

Palavras ditas e mal interpretadas podem continuar provocando estragos na vida das pessoas e perturbando a paz daquele que as proferiu.

Não busque inquietação para si mesmo, fale somente quando for necessário e apropriado.

E principalmente, antes de falar, peça sabedoria ao Senhor para que aquilo que sair de sua boca produza vida e não destruição.

Se suas palavras forem boas e oportunas, continuarão a produzir bons frutos e edificação na vida dos demais.

E o bem que você fez e que produziu bons frutos na vida do seu semelhante, voltará para você em forma de benção.

“Cada um se farta de bem pelo fruto da sua boca...” (Provérbios 12:14 a)

Que suas palavras sejam pontes que unam pessoas e não muros que as separam, que elas restaurem relacionamentos e não termine de destruí-los, que edifiquem vidas e não as destruam.

Que a sabedoria que vem de Deus seja sobre você, tornando-o sábio e prudente.

Entenda: Nem sempre Deus quer que você fale, muitas vezes silenciar produzirá melhores efeitos do que uma multidão de palavras.

Pense nisso!

Deus abençoe sua vida!

Livres para uma VIVA Esperança!

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperan...