sábado, 31 de janeiro de 2026

Levante os braços pesados!

"E fez Josué como Moisés lhe disseram, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e outro de outro: assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs." (Êxodo 17:10-12)

O povo de Israel havia sido liberto da escravidão do Egito e estava à caminho da terra prometida.

Contudo, entre o partir e o chegar, havia um trajeto a ser percorrido. Nesse trajeto, eles encontrariam: gigantes, lutas, provações, batalhas e dificuldades. 

Todos andavam juntos e cada um tinha uma função. No momento em que foram descritos os versículos acima, o povo estava alinhado, cada um em seu posto. O exército e Josué lutando embaixo, enquanto Moisés e seus dois  companheiros, subiram no cume do monte para estar onde Deus ordenou que estivessem.

Moisés precisava ficar com os braços levantados para abençoar o povo e Deus dar-lhes vitória. Essa era a parte que Deus havia designado a ele.

Porém, chega um momento em que o cansaço o impede de continuar fazendo aquilo que Deus lhe ordenou. 

Mas Moisés não estava sozinho, Deus havia enviado, junto com ele, dois amigos que em seu momento de vulnerabilidade, colocaram-no sentado em uma pedra e sustentaram seus braços erguidos para que Deus pudesse dar-lhes vitória e dessa forma, todos fossem abençoados.

Trazendo esse contexto para nossos dias, podemos observar que quando Deus nos chamou das trevas para SUA luz, nós fomos libertos da escravidão e desde então, estamos nos preparando para um dia sair desse mundo e morar com JESUS em um céu de glória, da mesma forma que Deus chamou Israel para sair do Egito e ir para uma terra que manava leite e mel.

Todavia, tal qual Israel tinha que percorrer um trajeto até a terra prometida, e nesse percurso haviam gigantes, batalhas, adversidades e um inimigo sempre tentando impedi-los de prosseguir, também é conosco.

Algumas lutas e provações são individuais, e outras nos deixam cansados tanto fisicamente quanto espiritualmente.

No texto que lemos, Moisés era uma peça importante na batalha que Israel estava enfrentando. Enquanto seus braços permaneciam levantados, Israel prevalecia, mas quando ele os abaixava, os amalequitas prevaleciam.

Porém, houve um momento em que Moisés ficou exausto e seus braços pesados. Então duas pessoas que estavam ao seu lado, foram fundamentais para que ele permanecesse da maneira que o Senhor desejava. 

Assim também é na nossa vida. Tem momentos em que Deus nos pede para fazer algo, mas nossas forças parecem estar se esgotando, e não vamos conseguir. Mas então, chega um irmão, caminha ao nosso lado, e se une a nós na batalha. Nos ajuda a andar, levanta nossos braços, nos cobre com oração e Deus renova nossas forças. E quando ajudamos uns aos outros, a igreja que é o corpo de Cristo cresce.

Que você seja essa pessoa que levanta os braços pesados, que sustenta em oração e contribui para que as forças do cansado sejam renovadas. Tenha comunhão, seja bênção na vida do seu irmão para que todos juntos cheguemos ao céu de glória que o Senhor já nos preparou, sem deixar ninguém para trás.


Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Levante os braços pesados!

"E fez Josué como Moisés lhe disseram, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que qu...