sexta-feira, 12 de julho de 2024

Viva pela fé!

Até quando Senhor clamarei eu e tu não me escutaras? Gritar- te- eu violência e não salvarás? (Habacuque 1: 2)

 

Você já orou e teve a sensação de que Deus não estava ouvindo as suas orações porque a situação em que você estava vivendo ou aquilo que você estava presenciando não mudava? 


Ou pensou que seu esforço em fazer as coisas da maneira correta estava sendo inútil pois aqueles que faziam da forma errada recebiam recompensa, enquanto você continuava esperando? 

 

As vezes a gente enxerga coisas que acredita serem injustas e acha que um Deus tão bom e poderoso deveria intervir nelas e arrumar tudo de acordo com aquilo que nós julgamos ser o correto. É como se nós traçássemos um roteiro e quiséssemos que Deus o seguisse ao pé da letra.

 

O profeta Habacuque viu a crueldade com que a Babilônia tratou Judá e estava indagando a Deus sobre como uma nação ímpia poderia ser usada como instrumento de correção e clamando por justiça. 


Só que o pecado de Judá havia sido grande e era chegado o tempo de colherem o fruto das suas obras. 

 

Quantas coisas a gente percebe ao nosso redor que nos fazem refletir sobre porque tais coisas acontecem a uns e não aos outros e porque Deus não está agindo como nós achamos que ele deveria agir?  

 

E as vezes nós olhamos com nosso próprio olhar e fazemos nosso próprio julgamento a respeito de situações que estão diante dos nossos olhos e por olhar demais para os ímpios, alguns correm o risco de seus passos se desviarem dos caminhos do Senhor. 

 

No (Salmo 73: 2-4) (que foi escrito pela família de Asafe) o salmista diz: “Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei. Porquanto eu acumulava inveja dos arrogantes, ao ver a prosperidade desses ímpios. Porque não há aperto na sua morte, mas firme está a sua força. 

 

O salmista estava olhando para ímpio, para sua prosperidade momentânea e que sua maldade “aparentemente” não recebia castigo e desejava estar no seu lugar. 

. 

Mas a justiça, que é um dos atributos de Deus (ELE é perfeitamente justo) e busca corrigir o mal e recompensar o bem, no tempo determinado por ELE e não no nosso, é executada e cada um colhe o fruto das suas obras, ainda que possa parecer que Deus não esteja vendo ou que está demorando para acontecer. 

 

Deus ouviu a oração de Habacuque e deu a ele uma resposta que deve conduzir a vida de todo cristão. 

 

Deus diz em (Habacuque 2:4): “Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem: mas o justo viverá pela fé. 

 

Você não pode se mover por aquilo que está vendo, mas pelo que você crê. 

O que deve nortear sua vida não são as circunstâncias ao seu redor, mas a fé que Deus colocou em seu coração de que ELE é justo e poderoso para pleitear sua causa e agir com perfeita justiça.

 

 Essa verdade é tão importante que Paulo a reitera em (Romanos 1:17): “Visto que a justiça de Deus se revela no Evangelho , uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé.” 

 

E em (Gálatas 3:11) Paulo reforça que a nossa salvação é concedida por meio da fé. Ele diz: É evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque O justo viverá pela fé. 


O escritor aos hebreus, também ressalta essa verdade: “Mas o justo viverá pela fé! Contudo se ele retroceder, a minha alma não se agradará dele.” (Hebreus 10: 38)


Você sabe como viver pela fé? 

 

Em Hebreus 11:1 diz que: Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.” 

 

É a certeza de que você receberá o resultado do fruto das suas ações e que Deus é soberano para decidir quando, tanto que (Habacuque 2: 20) diz: Mas o Senhor, sim! Ele está no seu santo Templo; cale-se diante dele toda a terra. 

 

A vontade de Deus é soberana e não existe bênção que chegue fora do tempo 

 

No tempo determinado por ELE, todos são retribuídos conforme suas ações. 

Então enquanto espera, viva pela fé! 

 

O profeta Jeremias, contemporâneo de Habacuque, viveu em um tempo de muita tristeza e miséria em Judá, e ele orava intercedendo pelos seus conterrâneos, pois sabia que Deus traria alegria novamente ao povo tanto que em (Lamentações 3: 25 e 26 )" ele diz: 

Bom é o Senhor para os que esperam por ELE, para a alma que o busca. 

Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. 

 

Você precisa exercitar sua fé e mantê-la firmada na Palavra e tenha muito cuidado para não murmurar contra o Senhor, enquanto espera. 

 

Viva da fé. No livro de (Provérbios 3: 5) , Salomão diz para: Confiar no Senhor de todo o teu coração e não se firmar no seu próprio entendimento 

 

Nem sempre você vai entender, mas a fé te manterá firme, confiando no Senhor, porque os planos DELE a seu respeito são os mais lindos.

 

(Jeremias 29: 11) diz: " Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal para vos dar o fim que esperais. 

 

Viva pela fé nos tempos difíceis até que chegue o tempo de ver cumprido o propósito de Deus na sua vida. 

 

As vezes nós somos espremidos, e reflita, o que sai de você quando isso acontece? Quando você se sente injustiçado ou quando as coisas demoram a acontecer? O que você exala? Adoração com aroma suave ao Senhor ou murmuração contra Ele?

 

Enquanto esperava a justiça e recompensa de Deus, Habacuque fez uma das mais lindas confissões de amor ao Senhor...ele disse : Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor, exaltarei no Deus da minha salvação. (Habacuque 3:17 e 18)


O profeta declarou que a presença de Deus era suficiente em sua vida enquanto aguardava o galardão do Senhor reservado para aqueles que decidem obedecer a SUA voz e ser conduzido por ela.

E quanto ao salmista do salmo 73, no versículo 25 ele diz: “A quem tenho eu no céu senão a TI? E na terra, não há quem eu deseje além de TI.” E termina o salmo no versículo 28 dizendo: Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus para anunciar todas as tuas obras. 

Tanto Habacuque quanto o salmista viviam pela fé e puderam engrandecer o nome do Senhor, mesmo diante das maiores dificuldades e quanto a você? 

O Senhor te convida a viver pela fé, porque como citou o profeta Isaías 64:4: Porque desde a antiguidade não se ouviu nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que NELE espera. 
 

 Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma nova criatura!

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora...