"E eis que uma mulher cananeia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. (
Mateus 15: 21-28)Quando você lê essa passagem, fica difícil entender o motivo pelo qual Jesus tratou aquela mulher dessa forma.
Jesus sempre foi tão doce e tão amoroso com os que o procuravam, mas para aquela mulher ele respondeu de forma um tanto ríspida.
Porém, o que a bíblia não deixa claro, fica apenas no campo da conjectura. Sendo assim, somente o Senhor sabe o motivo desse tratamento.
Mas esse texto tem fatos importantes que a palavra relata, então vamos a eles:
O texto começa dizendo que Jesus foi para a região de Tiro e Sidom. Exatamente onde essa mulher estava. E aqui eu entendo que Ele foi ao lugar onde estaria acessível para ela.
E trazendo o contexto para os dias de hoje, você precisa entender que independente de qual seja a tua necessidade, seja libertação, cura, ou a solução de um problema, Jesus está sempre acessível a você.
O sacrifício de JESUS na cruz do calvário abriu o caminho e você tem acesso ao trono da graça.
Contudo, tem outro ponto fundamental nessa história, JESUS estava em um lugar que o tornava acessível a essa mulher, mas ela teve que ir ao encontro de DELE.
Isso alerta que você precisa fazer a sua parte. Para suprir a sua necessidade, seja ela qual for, você precisa ir até Ele. Tem uma parte que é você quem precisa fazer.
Continuando a leitura, o texto demonstra que essa mulher sabia quem era Jesus. Ela era gentia, mas sabia exatamente quem era Jesus, pois se achegou a ELE dizendo: Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim. Ela sabia que aqui na terra, Ele fazia parte da descendência de Davi.
Quem é JESUS para você? Você sabe quem realmente ELE é e o que Seu sacrifício representa para todo aquele que NELE crê?
Aquela mulher cananeia também tinha uma grande qualidade: a persistência. Ela não estava disposta a sair de perto de Jesus, sem conseguir aquilo que precisava, não importava o que lhe fosse dito.
Eu quero perguntar à você: quanto consegue suportar para receber o que precisa? Quanto de humildade tem no seu coração para suportar as dificuldades mantendo o foco no seu objetivo?
Apesar das palavras ditas por Jesus, aquela mulher o adorou, suplicando por sua ajuda, demonstrando entender sua missão para com o povo de Israel, mas suplicando que um "fiozinho da graça de Deus" lhe fosse concedida.
As palavras de sua boca demonstraram a humildade do seu coração.
Antes de ir para a região onde essa mulher estava, Jesus havia tido um debate com fariseus e escribas que o questionavam a respeito de alguns pontos da lei. E Jesus estava indignado com a hipocrisia deles e de como eram rasos em seu relacionamento com o Senhor. Pois poucos versículos antes, ELE diz: "Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim." (Mateus 15:8)
E Ele completa dizendo: "Entretanto, as coisas que saem da boca, vem do coração, e essas que tornam uma pessoa impura." (Mateus 15: 18)
Sendo assim, Jesus deu a oportunidade para uma mulher que não pertencia ao povo judeu, expressar com seus lábios toda a fé e confiança que havia em seu coração.
O coração dela estava tão cheio de fé que ela a transformou em palavras de uma forma tão profunda que atraiu a atenção de Jesus.
Ele mesmo expressa isso dizendo: "Ó mulher grande é a tua fé . E então, aquilo que ela precisava lhe foi concedido." (Mateus 15: 28)
Sua fé e confiança em Deus conseguem chamar a atenção de JESUS? Deus deseja que você aprenda com essa mulher e que seu coração esteja tão cheio de fé, a ponto de trazer a existência aquilo que é sua necessidade.
Porque quando você precisar, Ele sempre estará acessível.