terça-feira, 27 de agosto de 2024

Uma nova criatura!

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo..." (Filipenses 1: 20-21a)

Após ter um encontro verdadeiro com CRISTO, Paulo entendeu a dimensão do amor de DEUS manifestado através de JESUS. A partir desse momento, CRISTO se tornou prioridade em sua vida e agradá-lo seu principal objetivo.

A palavra de Deus diz que nós estávamos mortos e fomos, por Cristo, vivificados.

"Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)." (Efésios 2:5)

Você é grato pelo que DEUS fez por meio de CRISTO? E como demonstra sua gratidão?

Tem sido obediente ao que diz a palavra de DEUS?

Na verdade, todos nós somos bons em fazer pedidos para Deus, pedimos e insistimos, Clamamos pela ajuda do Senhor para resolver nossos problemas, mas o que temos oferecido a ELE?

Paulo desejava engrandecer a CRISTO, seja com sua vida ou com sua morte, pois entendeu a grandiosidade do que recebeu.

Você entende a grandeza do que recebeu?

Paulo lembra que: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,” (Colossenses 1: 13)

Você foi transportado das trevas para a luz, e se isso realmente aconteceu, aquela velha criatura que você era, precisa ser substituída para se adentrar nesse novo lugar e isso requer mudanças. Mudança de hábitos, de estilo de vida e também de relacionamentos.

Você não pode esperar atingir grandes objetivos fazendo sempre as mesmas coisas, como também não pode se tornar outra pessoa se não abrir mão daquilo que o prende ao velho homem.

Abrir mão de coisas que fazem parte do quotidiano nem sempre é fácil, daquilo que você está acostumado e que te traz conforto não é uma decisão simples, precisa haver força de vontade.

Existem coisas, costumes, bens, pessoas, lugares, status que aparentemente fazem tão bem e trazem consigo uma agradável sensação de bem-estar.

Mas se não estiverem de acordo com a vontade de Deus, para a nova criatura em CRISTO, não servem mais.

Mudanças são imprescindíveis para que você cresça e produza frutos naquilo que foi chamado por Deus para fazer.

Hábitos do velho homem não caberão na nova vida que DEUS tem para você, pois, conflitam com a vontade DELE e te impedem de exercitar algo que é extremamente importante para o Senhor: a Obediência!

Os servos de Deus precisam muitas vezes dizer não aos seus desejos, ao conforto e aos manjares que o mundo oferece.

A Palavra de Deus cita diversos exemplos, dentre eles o que está descrito em Daniel.

“Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles.” (Daniel 1: 8)

Daniel, Hananias, Misael e Azarias decidiram não se contaminar com os manjares do rei, para não desagradar ao Senhor e Deus honrou a vida desses jovens.

“A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.” (Daniel 1: 17)

E o livro de Daniel ainda relata outras experiências com esses mesmos jovens, que testemunharam seu amor ao Senhor. Hananias, Misael e Azarias foram lançados na fornalha de fogo ardente, aquecida sete vezes mais para demonstrarem sua fidelidade ao Senhor. Daniel foi lançado na cova dos leões, porque se recusou a deixar de ter sua conversa diária com Deus.

E hoje, o que você tem renunciado para demonstrar sua obediência e fidelidade ao Senhor?

A ajuda de CRISTO é imprescindível para modificar a direção da sua existência, e quebrantar sua alma.

A mudança começa em seu interior, no coração e então ela será visível exteriormente.

Contudo, o inimigo da sua alma tem uma estratégia muito boa para impedir que você receba de Deus as instruções sobre as mudanças necessárias. Ele usa a correria do dia a dia e a falta de tempo...hoje em dia as pessoas estão sempre muito ocupadas.

Se você não ficar atento, não encontrará tempo para aquilo que é importante, e o tempo que deveria dedicar ao Senhor é roubado.

Como você será instruído sobre as mudanças necessárias, se não tiver tempo para ouvir?

E se você ouve, o que você faz com aquilo que recebe do Senhor?

Se ouvir, mas não estiver atento a voz do Senhor, corre o risco de permanecer da mesma forma, imaginando que está diferente.

Algumas pessoas estão tão distraídas ou até mesmo sonolentas espiritualmente que nem percebem aquilo que receberam.

E grande é o perigo quando isso acontece, pois se você não consegue reter o alimento que vem do Senhor, pode morrer espiritualmente, pois é um processo gradativo que vai acontecendo aos poucos.

Todavia, as pessoas nem se dão conta e acreditam que por estarem ouvindo, já é suficiente.

Uma situação semelhante aconteceu e foi relatada em (Atos 20: 9)

"Um jovem, chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo e foi levantado morto."(Atos 20.9)

Esse jovem não dormiu de repente, ele "pescou" um pouco, deu uma cochilada, permanecendo em um lugar perigoso: uma janela. E quando vencido pelo sono, caiu da janela, e morreu.

Deus está alertando você para que observe se você não está como esse rapaz. 

Pare um pouco, escute a voz de Deus e obedeça. Mude aquilo que precisa ser mudado, deixe para trás aquilo que deve ser deixado.

Quando Deus abriu o entendimento de Paulo, apesar de possuir muitas coisas que satisfaziam seu ego e lhe davam reputação, ele abriu mão de tudo isso para ter o mais importante: Ganhar a CRISTO e ser achado NELE!

Ele diz: “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de CRISTO JESUS, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a CRISTO e seja achado NELE...” (Filipenses 3:7-9a)

Para ser achado em CRISTO, você precisa se tornar parecido com ELE, andar em obediência e ter uma vida de intimidade com o Senhor.

Paulo encontrou seu verdadeiro tesouro, a salvação que há em JESUS CRISTO, e entendeu que nada em sua vida, poderia ocupar a primazia que era DELE.

É difícil abrir mão de hábitos, costumes, porém certas situações exigem a renúncia do que parece bom, para alcançar o excelente.

Torna-se necessário despojar-se do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano e revestir-se do novo homem criado segundo Deus. (Efésios 4:22 e 24)

No momento que CRISTO encontra alguém, sempre haverá mudanças, de comportamento, atitudes e principalmente mudança de vida.

Ninguém que teve um real encontro com ELE permaneceu da mesma maneira.

Pequenas mudanças levam a grandes resultados.

Esse princípio se aplica também à vida espiritual. Comece a orar, isso no princípio pode parecer difícil, mas aos poucos, a conversa com Deus se torna um hábito e então, a oração passará a ser um momento de prazer e satisfação. O mesmo acontece com a leitura da Bíblia. São as pequenas decisões do dia-a-dia que criam o hábito da leitura.

Que você seja como o negociante da parábola que JESUS citou:“...e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a.” (Mateus 13: 46)

JESUS é a pérola de maior valor, que agradá-lo seja seu principal objetivo.

Você pode ser o único contato com Deus que alguém está tendo. Que você seja uma porta aberta para que as pessoas encontrem JESUS.

Deus abençoe sua vida!

Uma nova criatura!

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora...