sexta-feira, 28 de junho de 2024

Vem para fora, EU te ajudo!

"O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é de Judá, e deixou ali o seu moço. E ele se foi ao deserto, caminho de um dia e se assentou debaixo de um zimbro e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó Senhor, toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro e eis que então um anjo o tocou lhe disse: Levanta-te come." (1 Reis 19: 3-5)

Elias era um homem poderosamente usado por Deus, que tinha intimidade com o Senhor, pois orava e Deus respondia. Ele orou e não choveu durante três anos e meio, profetizou e abençoou uma viúva em uma época de grave escassez de alimento, intercedendo junto ao Senhor para que a farinha da panela não acabasse, nem o azeite da botija. Orou e DEUS ressuscitou o filho dessa mesma viúva que havia morrido, enfrentou o rei de Israel denunciando sua idolatria e desobediência, restaurou o altar do Senhor, exaltando o nome de Deus, promoveu um grande arrependimento, gerando uma sincera reconciliação entre o povo e Deus. Orou novamente para que chovesse e a chuva desceu, porém, apesar de todos esses feitos, ele ainda era um homem sujeito a todo tipo de sentimentos, inclusive ao medo, cansaço e desânimo. E a natureza humana tem dificuldade de lidar com certas situações.

Apesar de ser tão poderosamente usado por Deus e ter visto tantas vezes o agir sobrenatural do Senhor, diante da ameaça de Jezabel, Elias fugiu, e ainda pediu a Deus que tirasse sua vida.

As emoções de Elias bagunçaram seus e sentimentos e o fizeram temer, fraquejar e fugir.

Elias era um homem, e como tal, estava sujeito ao desânimo, fato que é reforçado por Tiago em sua epístola:

Ele descreve que: "Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós e, orando pediu que não chovesse, e por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva e a terra produziu o seu fruto." (Tiago 5:17-18)

Eu não sei que tipo de relacionamento você tem com o Senhor. Se você O conhece de perto ou só de longe e já acha suficiente. Mas independente disso, você precisa aprender a lidar com suas emoções, com as limitações da natureza humana, e com os sentimentos que ela provoca.

Toda ação causa uma reação e essa reação vai continuar produzindo consequências. Elias se viu ameaçado e fugiu, ele queria preservar sua vida pelo próprio esforço, e então, entra em uma caverna, e fica remoendo aquilo que afligia seu coração.

"E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui Elias? E ele disse: tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada, e eu fiquei só e buscam a minha vida para ma tirarem. E Deus lhe disse: Sai para fora e põe- te neste Monte perante a face do Senhor. (1 Reis 19: 9 - 11a)

Sentimentos de angústia, dor intensa, insegurança podem fazer com que a sua carne queira desistir e se entregar.

Jó quando se viu em meio a tanto sofrimento, assim como Elias, desejou a morte e chegou até a amaldiçoar o dia do seu nascimento. Ele disse:"Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei?" (Jó 3:11)

Tanto Jó quanto Elias, diante de situações extremas, desejaram a morte pela dor, perseguição, medo e angústia que os encontraram. Ou talvez tenha sido um acumulo de sentimentos.

Elias entrou em uma caverna...caverna é sinal de isolamento, como um quarto escuro no qual você se tranca para ficar longe de tudo.

Ele podia se esconder das pessoas, mas jamais poderia se esconder DAQUELE que TUDO VÊ. Sendo assim, mesmo dentro da caverna, no momento mais fragilizado de sua vida, Deus estava com Elias, falando com ele e o encorajando. Deus estava observando Elias e o SEU cuidado, o manteve vivo. 

Eu não sei se você está dentro desse quarto escuro, afinal, só você e Deus sabem as lutas, problemas e angústias que enfrenta, mas neste momento, Deus está olhando para você e falando ao seu coração.

O profeta Naum diz: “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam (Naum 1,7).

Deus não te rejeitou, assim como não rejeitou Elias, e nunca irá rejeitar, porque ELE não é como o homem que quebra relacionamentos conforme lhe é conveniente. DEUS te escolheu e escolheu te amar e esse amor não depende do que faz.

E ELE te diz: "Tu a quem tomei desde os confins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque EU SOU contigo; não te assombres, porque EU SOU o teu Deus; EU te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça". (Isaías 41: 09-10)

Enquanto esteve dentro da caverna, Elias experimentou sentimentos diversificados: ele ouviu "...um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; e depois do vento um terremoto; E depois do terremoto um fogo; (1 Reis 19: 11 e 12)

As vezes você está enfrentando problemas e situações dolorosas e amedrontadoras e pode até pensar que Deus não está vendo, que ELE não se importa com seu sofrimento. Mas a palavra diz que Elias experimentou teve algumas experiências aterrorizantes, só que o Senhor não estava em nenhuma delas; mas depois, ele ouviu uma voz mansa e delicada.

E a Palavra diz: “e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa e saiu para fora e pôs-se a entrada da caverna, e eis que veio a ele uma voz que dizia: Que fazes aqui Elias?” (1 Reis 19: 12 b e 13)

O único capaz de tirar Elias de dentro da caverna foi o SENHOR.

Deus não queria que Elias ficasse isolado, remoendo aquilo que o deixava aflito assim como ELE não quer que você se isole e nem que se tranque em um quarto escuro. ELE quer te libertar de toda ansiedade, aflição e angústia; iluminar sua vida e te chamar para fora, para viver o extraordinário que ELE preparou para você. JESUS é a LUZ, João 1:10 diz: " ali estava a luz verdadeira que ilumina todo homem que vem ao mundo"

JESUS entende as suas dores, ELE sabe como você se sente e não está alheio a isso e nem te julga. O escritor aos Hebreus 4:15 A diz: " Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas..."

JESUS é essa pessoa. ELE quer te ajudar com aquilo que te abala emocionalmente para que no momento em que suas emoções tentarem te confundir, você esteja firmado na Palavra.

Se você se sente exausto pelas lutas, sente que suas forças estão se esgotando, ouça a voz DELE te chamando: " Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei." (Mateus 11: 28)

Venha até JESUS e encontre descanso para sua alma, troque seus fardos pelo DELE, Ele te diz: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. " (Mateus 28:29)

Não carregue aquilo que você não consegue suportar, entregue para ELE.

ELE continua: "Porque meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 28:30)

JESUS está estendendo a mão em sua direção e perguntando: O que você está fazendo aí? Vem para fora, que EU te ajudo. 

ELE quer firmar seus pés sobre a ROCHA, para que você esteja seguro e nada seja capaz de te abalar.

E então, qual é a sua resposta?


Deus abençoe sua vida!

Uma nova criatura!

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora...