domingo, 26 de maio de 2024

É tempo de buscar ao Senhor!

" Oh Deus tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada ode não há água.” (Salmo 63: 1)

Davi sabia que a qualquer momento ou em qualquer situação, ele poderia chamar a presença do Senhor e Deus estaria com ele.

Ele enfrentou muitas adversidades, mas superou todas elas com a ajuda do Senhor.

Davi desejava agradar a Deus, e não media esforços para buscar a aprovação e ajuda Do PAI, estar com Deus era um privilégio para ele.

No versículo acima, Davi descreve como a presença de Deus era importante para ele e como sua busca por ela era constante.

Tanto, que descreve o anseio de sua alma comparando com alguém que está em uma terra seca e cansada onde não há água. Ele desejava a presença de Deus como alguém que está com muita sede e desesperadamente quer água.

Davi vivia uma vida de constante oração, sempre era ouvido e respondido quando buscava o Senhor. Isso acontecia, porque Davi havia tornado Deus a prioridade de sua vida.

Agradar e obedecer a Deus era o principal objetivo de Davi e a maneira que ele se relacionava com o Senhor, refletia sua vida, Deus o ajudava, o livrava, o protegia. 

Quando Davi estava sozinho enfrentando situações aterrorizantes como no episódio descrito em (1 Samuel 17:34-37) em que um leão e um urso vieram para arrebatar uma ovelha e Davi não podia contar com ajuda humana, Deus estava ao seu lado fortalecendo seus braços para lutar e dando livramento.

Davi se preocupava em como Deus o via, com o que Deus pensava a seu respeito, se sua maneira de viver O agradava e se o que estava em seu coração, lhe trazia alegria, de forma que, isso está descrito nos salmos de sua autoria (73 são atribuídos a ele).

“Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu.” (Salmo 19:14)

Ele escolheu depositar sua confiança estava totalmente no Senhor.

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” (Salmo 20: 7)

Ele ainda diz: “Só Ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Confiai Nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio.” (Salmo 62: 6 e 8)

Davi foi ungido e no mesmo instante recebeu a promessa de que reinaria sobre Israel. Algo grande para um menino, pastor de ovelhas que não era honrado nem mesmo por sua família, pois o esqueciam no pasto. E quando recebeu a unção, não saiu procurando meios de se tornar rei, mas confiou que aquele que prometeu era fiel para cumprir, sendo assim, procurou andar pelo caminho da obediência. 

Davi tinha liberdade em seu relacionamento com Deus e expressava à ELE como se sentia derramando seu coração perante o Senhor. Quando estava angustiado ao extremo, ele disse:

“Apressa-te ó Deus em me livrar; Senhor, apressa-te em ajudar-me.” (Salmo 70:1)

“Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus; Tu és o meu auxílio e o meu libertador. Senhor não te detenhas.” (Salmo 70:5)

O relacionamento que Davi tinha com Deus lhe permitia ser sincero e autêntico. Ele não precisava se esconder, nem negar suas falhas e defeitos.

Quando pecou, reconheceu seu erro e pediu perdão:

No Salmo 51: 3-4 ele diz:

“Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de TI. Contra TI, contra TI somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.” (Salmo 51: 3-4)

Deus vê todas as coisas e como realmente está seu coração, não há como se esconder do Senhor, conforme descreve o escritor aos hebreus: 

“E não há criatura alguma encoberta diante de Dele, antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.” (Hebreus 4: 13)

Independente do tipo de relacionamento que você tem com Deus, ELE conhece seu coração, se é um relacionamento de interesse ou por amor.

Porque as vezes, a gente só quer receber, e esquece que a misericórdia e a paciência de Deus nos sustentam em todo o tempo, e que a maior benção que você poderia receber é sua salvação, o maior privilégio é poder ser chamado de filho, e ser integrante da família de Deus.

E a vida de Davi  não foi só de momentos alegres, mas ele teve muitos momentos de aflição.

E em um desses momentos a oração de Davi foi:

“Ouve, ó Deus o meu clamor; atende a minha oração. Desde o fim da terra clamo o Ti, por estar abatido o meu coração. Leva-me a rocha que é mais alta do que eu, pois tens sido o meu refúgio e uma torre forte contra o inimigo.” (Salmo 61: 1-3)

“Sê TU a minha habitação forte, a qual possa recorrer continuamente; deste um mandamento que me salva, pois TU és a minha Rocha e a minha fortaleza.  (Salmo 71: 3)

“Pois TU és a minha esperança, Senhor Deus, tu és a minha confiança desde a minha mocidade. Por TI tenho sido sustentado desde o ventre; Tu és aquele que me tiraste do ventre da minha mãe; o meu louvor será para TI constantemente.” (Salmo 71: 5-6)

Deus era o Deus da vida de Davi, mas também era seu amigo, seu ajudador, e principalmente aquele que o sustentava.

Você pode almejar grandes coisas aqui na terra, mas se você não procurar ter um relacionamento verdadeiro com Seu Pai, de nada servirá 

Davi foi um homem muito bem sucedido em tudo o que fazia porque ele priorizava Deus e então Deus lhe fornecia tudo o que precisava.

Ele foi bem sucedido não apenas nas coisas materiais, pois a Palavra de Deus descreve que ele tinha muitas riquezas, tanto que tirou dos tesouros do rei, ou seja oferta pessoal, materiais para a construção do Templo que seu filho Salomão edificaria. Mas Davi foi principalmente bem sucedido nas coisas espirituais, porque Deus o honrou e fez com que JESUS, procedesse da sua linhagem, quando se fez homem aqui na terra. E ainda mais, Deus afirmou que Davi tinha um coração segundo o SEU coração. Ele era conhecido por Deus.

Agradar a Deus e ter um relacionamento íntimo com Ele era o anseio da alma de Davi e todas as bençãos adicionais eram consequências da comunhão que tinham.

Davi reconhecia a voz do Senhor e a obedecia:

“Quando TU disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: o teu rosto Senhor, buscarei.” (Salmos 27:8)

Ele buscava o Senhor constantemente, porque em Deus encontrava tudo o que precisava.

Era um relacionamento tão íntimo que Davi escreveu:

“A minha alma te segue de perto, a tua destra me sustenta.” (Salmo 63:8)

É tempo de buscar a Deus com todas as forças do seu coração, porque Ele é quem guarda sua alma, endireita os seus caminhos e enche a sua vida com toda a sorte de bençãos.

Bens materiais são necessários, e Deus os tem para sua vida, contudo, no dia em que você se encontrar com Cristo, eles não farão diferença, porque você não os levará para a eternidade. Mas o que fará muita diferença é o tipo de relacionamento que você construiu com DEUS enquanto esteve aqui na terra.

Reflita a respeito...Faça como Davi, priorize Deus e Ele cuidará de todas as demais coisas.

Deus abençoe sua vida!

Uma nova criatura!

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora...